quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Superação...


O que é superar? Na superação existem parâmetros? Para ser superação é necessário se comparar ao outro? Quando ouvimos a palavra superação sabemos que foi alguém que superou limites, realizou algo dito impossível, algo difícil, que a maioria não seja capaz de fazer. Encontramos exemplos assim a alguns montes: uma pessoa com algum tipo de limitação física, alguém que vivia com poucos recursos e agora é bem sucedido. Independente do caso eu me pergunto se levamos a palavra superação ao pé da letra. No dicionário superação é o ato ou efeito de superar, transpor limites. E eu me pergunto quais, meus limites? Ou os limites que a maioria  considera difícil? Já que superação é visto como concretizar algo que era muito difícil, ou impossível. Será que superação só vale se for assim, baseado no que a maioria considera difícil? E a superação individual de cada um hein, será que conta?  Como estabelecer parâmetros se somos todos diferentes uns dos outros, com histórias  e experiências igualmente diferentes?

Independe dos casos,  avaliar a condição e situação podem ser muito úteis e podem ajudar a enxergar  beleza nas pequenas coisas cotidianas, que a caixinha mágica  que fica na sala não costuma mostrar. Uma mulher e mãe, divorciada que trabalha todos os dias para criar os filhos e sustentar a casa com um salário mínimo e ainda sim criar os filhos para ser gente de bem, isso é superação. Um artista que perde uma das mãos  se não as duas e começa a pintar com os pés ou com a boca, isso é superação, alguém sem dinheiro que se esforça para estudar e ter uma vida melhor, isso também é superação. Encarar a baratinha que invade a casa, atormentando o juízo das pobres donas de casa... rs bem, isso também é superação.

“ Se  você quer um pedacinho do Paraíso, acredite  em Deus. Mas se você quer  conquistar o mundo, acredite em você, pois Deus já te deu tudo o que você precisa para vencer.”
Augusto Branco

2 comentários:

Unknown disse...

"Caixinha mágica", fantástico!! rs

Maxwell Christo disse...

Superação pode ser algo muito relativo, porque o que é limitação para mim, o que é dificil para mim pode não ser para outro. Todavia acredito piamente que a vida é construida de experiencias de superação, transposição de limites, superar obstáculos, intemperes e dificuldades que se levantam de tempos em tempos trazendo sobre nós a necessidade de superar de ir além e mostrar que somos capazes de ir muito além do que acreditamos.

Postar um comentário

 

© 2009Danilo Z.F. | by TNB